Dor Mamária
O que preciso saber?
A maioria das mulheres sentirá dor na mama em algum momento de sua vida. Apesar de muito comum no período pré-menstrual, esta dor costuma levar a mulher a procurar um mastologista, com medo de câncer, quando sua intensidade aumenta ou quando aparece em pontos localizados da mama.
É muito pouco provável que esta dor esteja relacionada a um câncer. Ainda que você tenha descoberto um nódulo recentemente, a dor costuma estar associada a outras razões e não ao nódulo.
Da mesma forma que apresentamos diferenças entre um lado e o outro do corpo, nem sempre é possível explicar porque a dor na mama está mais intensa de um lado ou em um ponto específico. Ao longo de vários ciclos menstruais, talvez você perceba variações na intensidade e na localização da dor sem que isso seja indicativo de doença.
Você pode pensar: é reconfortante saber que a dor não está relacionada ao câncer, mas ela continua incomodando. Então, o que fazer?
Quando sentem dor, algumas mulheres evitam o uso do soutien. Na verdade, deveriam melhorar o suporte das mamas, utilizando um soutien pós-cirúrgico ou top de ginástica bem justo e firme, procurando imobilizar as mamas junto ao tórax.
Outra dica é a prática regular de atividade física. Não é correr no dia em que a mama estiver doendo mais, o que pode ser desconfortável. É a constância na atividade física que pode aliviar este tipo de dor. Lembre-se sempre de usar um soutien adequado na hora do exercício.
Se a dor nas mamas persistir, procure um mastologista para investigar outras causas possíveis e avaliar tratamentos complementares como medicamentos e acupuntura.